Agricultores de Anchieta e Barra Bonita querem estadualização de rodovia

Mais de dez comunidades rurais do Extremo Oeste catarinense esperam a estadualização da rodovia que liga os municípios de Anchieta e Barra Bonita. Há 26 anos, o trecho, que também serve de ligação a São Miguel do Oeste, foi municipalizado. Os altos custos para a manutenção da estrada são a principal queixa dos prefeitos, conforme relatado durante audiência pública sobre o tema, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 21, pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa. “O primeiro passo é a estadualização, pois temos o Deinfra em São Miguel do Oeste que pode recuperar e fazer a manutenção da estrada. Mas o sonho de qualquer prefeito é ter o governo do estado ao seu lado para conseguir o asfalto”, destacou o prefeito de Anchieta, Ari Prestes de Oliveira. O prefeito de Barra Bonita, Darci João Frizon, espera a união de forças e a parceria com o Parlamento para a efetivar a estadualização da estrada. “É a Assembleia Legislativa ajudando os municípios do interior. São muitas estradas e pouco dinheiro, por isso é difícil de mantê-las”, disse Frizon. O encontro, promovido na Câmara de Vereadores de Anchieta, reuniu prefeitos, vices e vereadores da região, representantes da sociedade civil organizada, policiais militares, civis e rodoviários, além de diversas famílias de agricultores que dependem dos 22 quilômetros da estrada para escoar a produção agropecuária. Com o asfaltamento SC 473 em 1988 (hoje SC 305), que dá acesso a São Miguel do Oeste, a rodovia que corta o interior das duas cidades foi municipalizada. A produção de leite e criação de gado e o cultivo de alimentos dominam a economia de Anchieta e Barra Bonita que juntos somam mais de 8.300 habitantes.

Passos para a estadualização

A estadualização da rodovia deve ser feita por meio de decreto do governo do estado e não por projeto de lei, alertou Reno Caramori, presidente da Comissão de Transportes. “Por isso, vamos fazer os encaminhamentos corretos, conforme determina nosso regimento e a legislação. Vamos acompanhar todo processo”, prometeu. O deputado ainda listou os documentos necessários que devem ser apresentados e anexados ao pedido de estadualização através de indicação parlamentar, a ser encaminhado pela Assembleia Legislativa ao governo do estado. “O colono e o pecuarista têm que ter estrada para escoar sua produção”, observou Caramori. O Poder público tem sua obrigação para que isso aconteça em todos os municípios, disse o parlamentar, justificando o empenho por estadualizações de rodovias. “Só quem é prefeito sabe o quanto custa manter essas estradas. O governo do estado deve minimizar os problemas dos municípios”.