Vigilância Sanitária define prazo para retirada de animais

A equipe de Vigilância Sanitária do município de Anchieta realizará visitas aos domicílios para verificar a presença de animais em perímetro urbano. A medida faz parte de uma programação que foi iniciada no segundo semestre de 2012, com visita e orientação das agentes de saúde em todas as residências da cidade. Nesta segunda etapa, as fiscais da vigilância sanitária, Denise Ereno e Rosângela Teixeira, estão reforçando as orientações na unidade de saúde do município. “Utilizamos o tempo enquanto as pessoas aguardam o atendimento do médico, para orientar e conscientizar sobre os riscos de se criar porcos, gado ou aves em locais impróprios”, esclarece Denise. Segundo ela, além do mau cheiro e da contaminação ambiental, a proximidade com os animais aumenta o risco de transmissão de doenças para o ser humano.

De acordo com a legislação municipal e estadual, é expressamente proibido criar animais no perímetro urbano por isso, a vigilância sanitária de Anchieta comunica que até o dia 01 de março de 2013, todos os animais em tais condições devem ser retirados. Após esta data, as fiscais da vigilância sanitária farão uma visita a todos os domicílios e caso seja verificada a presença de animais, serão tomadas as providências legais para o cumprimento da lei.

Qualquer esclarecimento sobre este assunto poderá ser obtido pelo fone: 49 3653-0842