Palestra aborda efeitos secundários dos medicamentos antidepressivos

Uma palestra sobre efeitos secundários de antidepressivos foi realizada, na câmara de vereadores, nesta quarta-feira, dia 27. O público-alvo foi os pacientes que fazem uso de medicamentos para o tratamento da depressão porém, a palestra foi aberta a participação de toda comunidade. O encontro faz parte de um projeto coordenado pelo psicólogo do município, José Ricardo Furquin e pela farmacêutica Janaina Fetter que será desenvolvido ao longo do ano de 2013 pela secretaria de Saúde. O objetivo é orientar, em diferentes etapas, tanto pacientes e familiares, quanto os profissionais que os atendem. Segundo Furquin, a médio prazo, a intenção dos coordenadores é implantar também um grupo de convivência, apoio e terapia dirigido aos usuários de medicação para saúde mental no entanto, antes é necessário este trabalho de conscientização sobre o assunto. “Toda essa preparação vai servir para quebrar tabus em relação a saúde mental para que as pessoas possam participar do grupo com mais tranquilidade”, esclarece. Para que pacientes, famílias e toda sociedade conheçam o projeto e compreendam suas estratégias e métodos, os coordenadores já agendaram palestras com diversos profissionais ligados a área de saúde. Serão doze encontros com periodicidade mensal, com profissionais como assistente social, enfermeiros, médicos e também profissionais com conhecimento técnico em agrotóxicos que irão explicar sobre os aspectos fisiológicos, sociais e emocionais que envolvem a saúde mental. O psicólogo demonstra a importância do projeto lembrando que ainda existem muitos preconceitos cercando este tema. “Socialmente, ele sempre acaba sendo associado a doenças mas esta é uma ideia distorcida. Todos precisamos cuidar de nossa saúde mental e esta preparação vai servir para que as pessoas encarem o assunto com mais naturalidade”, finaliza.