Escola Xavantes realiza Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Escola Municipal Xavantes de Anchieta realizou, neste dia 26, a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento iniciou com uma palestra do engenheiro Agrônomo da Epagri, Ivan Canci, que falou sobre a conservação do solo e das nascentes, características do município e seus recursos hídricos e também sobre o impacto da atividade agrícola no meio ambiente. O engenheiro também repassou orientações sobre destinação correta do lixo destacando a responsabilidade de cada um no cuidado com a natureza. A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma atividade obrigatória em todas as escolas, devendo ser realizada até o prazo máximo de 31 de agosto. O objetivo é promover nas escolas o debate sobre temas ligados às questões ambientais, por meio de palestras e discussões coletivas. Após os debates, os alunos devem desenvolver projetos para tornar a escola mais sustentável e enviar um delegado para a fase estadual da conferência. Na escola Xavantes, o projeto escolhido foi a construção de uma cisterna. Segundo a diretora da escola, Cleusa Didomênico, o tema surgiu da necessidade de sensibilizar e mobilizar os estudantes na questão da utilização racional dos recursos naturais. A diretora explica ainda que, com a implantação do projeto, a escola dará exemplo para os alunos e para a comunidade pois com a captação da água da chuva, que poderá ser usada para limpeza da escola, descargas de banheiros, horta e jardim haverá uma grande economia da água potável. A colocação de calhas para captação da água trará também benefícios como a melhoria na fachada da escola e a acessibilidade facilitada em dias de chuva. A fase estadual da conferência deve ser realizada até o dia 25 de outubro e a Nacional, que prevê a reunião de aproximadamente 700 delegados, entre 11 e 14 anos, acontecerá de 25 a 29 de novembro. O evento contou com a presença do prefeito Ari Prestes, dos secretários de Educação, Leonita de Souza e do Desenvolvimento Local, Nelson Duarte, dos diretores, professores e alunos da escola Xavantes e do Centro Municipal de Ensino Infantil e Fundamental de Anchieta.