Escola do município desenvolve atividades permanentes sobre alimentação saudável

A escola tem papel fundamental não apenas na alfabetização mas também na educação e no incentivo aos bons hábitos. E foi com o objetivo de incentivar os alunos a desenvolver o gosto pelas frutas e verduras as professoras Ivete Fabonatto, Célia Stanga e Simone da Silva desenvolveram uma série de atividades com as turmas do pré escolar do Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental (Cmeif) de Anchieta. Inicialmente foi realizada uma pesquisa sobre os hábitos alimentares das famílias e atividades em sala de aula que incluíram pesquisas e degustação de alimentos. Percebendo que a maioria dos alunos sai de casa muito cedo e muitas vezes não toma um café da manhã completo as professoras organizaram um lanche na escola que chamaram de Café Solidário. Neste dia foram servidos alimentos que as crianças trouxeram de casa e também outros que elas mesmas prepararam na escola com a ajuda das professoras que aproveitaram a atividade para ensinar técnicas de higiene no manuseio de alimentos. Bolos e biscoitos caseiros preparados e decorados pelas próprias crianças, frutas sucos e leite fizeram parte da refeição compartilhada reforçando a importância da alimentação saudável.

A professora Ivete conta que, para tornar a atividade mais interessante, os alunos visitaram a Feira Livre Municipal. Durante a visita, todos tiveram a oportunidade de observar os alimentos orgânicos comercializados pelas famílias de pequenos agricultores que explicaram às crianças todo o processo produtivo, desde a preparação da terra, cuidados, adubação natural até a colheita. “As crianças observavam tudo com atenção. Ouviram as informações, degustaram alguns alimentos oferecidos pelos feirantes e depois fizeram algumas compras para levar para casa”, conta a professora. Ela explica que, pela relevância do tema, outras as atividades sobre alimentação saudável serão desenvolvidas ao longo do ano abordando questões como a produção de alimentos orgânicos, o combate ao desperdício com o reaproveitamento dos alimentos e a importância da higiene no preparo. Participam do projeto todos os alunos do Pré I e II, com idade entre quatro e cinco anos.

Colaboração: Professora Ivete S. Fabonatto