Escolinhas municipais incentivam a prática esportiva

Para incentivar a prática de esportes, combater o sedentarismo e promover a socialização entre crianças e jovens, a secretaria de Educação de Anchieta mantem escolinhas municipais de voleibol e futsal nas categorias masculino e feminino. Coordenadas pelos professores Alcione Lago e Itamar Berté, as escolinhas reúnem mais de 250 alunos, com idade entre cinco e 14 anos . Os treinos acontecem durante a semana, pela manhã e a tarde, e todo material de uso coletivo é fornecido pelo município. Os treinos envolvem, além da prática, o ensino das técnicas e fundamentos de cada modalidade. O professor das equipes de Futsal masculino, Alcione Lago, explica que as equipes das escolinhas não participam de eventos voltados à competição mas sempre que é possível, jogos amistosos com outros municípios são realizados para promover a socialização e a troca de experiências dos atletas no espaço esportivo. Outro aspecto importante, segundo o professor, é o incentivo dado aos alunos para que busquem também um bom desempenho na escola, com boas notas e boa frequência. “Estamos sempre lembrando a todos de que devem se dedicar aos estudos em primeiro lugar, não permitindo que os treinos atrapalhem a rotina escolar”, ressalta.

Os treinos são realizados no Ginásio Municipal e também no ginásio do Colégio POPS. Na modalidade de voleibol feminino, o professor Itamar Berté também atende aos alunos das escolas Xavantes e João Café Filho, realizando os treinos nos ginásios das próprias escolas para facilitar o acesso de todos os alunos do município a prática esportiva. “Nossa meta é incentivar a prática de esportes como forma de lazer, melhorando a qualidade de vida, prevenindo problemas como a obesidade e o sedentarismo e sempre respeitando a fase de desenvolvimento em que se encontra cada aluno”, destaca.

Para que a criança ou adolescente possa participar das escolinhas municipais, é necessário que os pais formalizem uma autorização e também forneçam informações sobre a saúde dos filhos, para que sejam observados durante os treinos, os cuidados específicos em cada caso. Não há custos com mensalidades e o município disponibiliza o transporte escolar para atletas que residem nas comunidades rurais. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas durante todo o ano letivo, na secretaria de Esportes, junto ao Ginásio Municipal Hilário Pompermayer.