Jovens prestam Juramento à Bandeira e recebem certificado de dispensa do Serviço Militar

Solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 09, na câmara de Vereadores de Anchieta, com a entrega de certificados de dispensa de incorporação e juramento à bandeira Nacional para os 40 jovens que realizaram o alistamento neste ano. A cerimônia foi conduzida pela secretária da Junta Militar de Anchieta, Andréia Marafão e contou com a presença do Segundo Tenente Jorge Antonio Rodrigues, Delegado responsável pela 20ª Delegacia do Serviço Militar, do secretário da 20ª Delegacia do Serviço Militar, Valmor Adão Povala, do Cabo Valnei Stanga, representando a Polícia Militar e do secretário de Fazenda, Neori Hoppe, representando o prefeito Ari Prestes.

A abertura da cerimonia iniciou com uma breve explanação de Rodrigues sobre o significado do ato ressaltando a importância do juramento que os alistados fazem à bandeira Nacional, prometendo lealdade e compromisso com a Pátria. O Delegado destacou ainda, que a documentação militar é necessária para que os cidadãos possam exercer cargos públicos e eletivos, ingressar em instituições de ensino e obter passaporte.

No Brasil, o alistamento militar é obrigatório. Todos os jovens do sexo masculino, devem alistar-se no ano em que completam 18 anos de idade, na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência levando certidão de nascimento ou outro documento como RG, carteira de motorista ou de trabalho, comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3×4.