Câncer de Pele e Hanseníase são tema de palestra em Anchieta

Evento promovido pela secretaria de Saúde aconteceu no último sábado, dia 17 e teve como palestrante o médico Dermatologista, Gustavo Poletto. De acordo com a secretária de Saúde, Magli Roscete, os temas foram escolhidos devido ao grande número de casos verificados no município. “A equipe da Saúde é muito dedicada e foi bem treinada por isso, realiza a detecção de possíveis casos em estágios iniciais das duas doenças. Além disso, campanhas de prevenção realizadas frequentemente com grande adesão da população, também auxiliam nos diagnósticos precoces e posterior tratamento”, afirma.

Durante sua explanação, Poletto falou sobre sintomas, causas e tratamento destacando a importância do diagnóstico precoce e também a necessidade de medidas preventivas, no caso do câncer de pele, como o uso de protetor solar.

De acordo com ele, o câncer de pele é o tipo mais comum dentre todos os cânceres que afetam o ser humano mas também aquele que , teoricamente, é mais facilmente diagnosticado por se localizar na parte externa do corpo. O médico explicou ainda sobre as diversas formas da doença, características das lesões e tratamentos disponíveis.

Sobre a hanseníase, Poletto destacou que é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés rosto, orelhas, olhos e nariz podendo causar deformidades físicas irreversíveis como a perda de membros.  O médico explicou ainda que a doença é curável e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento que tem duração de 06 a 12 meses. Os principais sinais e sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade; áreas da pele com perda de pelos; sensação de formigamento e diminuição de sensibilidade ao calor, dor e tato.