Secretaria de Saúde realizou mutirão contra a dengue

Ação foi desenvolvida durante todo o dia, no último sábado. Além das equipes da Saúde e da Infraestrutura, a atividade contou com a colaboração dos bombeiros voluntários, grupo Protetor Ambiental e voluntários da comunidade.  O objetivo foi conscientizar a população sobre os locais que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti,  transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Para incentivar a população a promover a limpeza de seus quintais, a prefeitura disponibilizou a coleta gratuita de materiais que podem acumular água. Durante o mutirão todas as residências e estabelecimentos da área urbana foram visitados.

A responsável pelo controle de Endemias, Janice Stefanello avaliou positivamente a ação da prefeitura. “Com o mutirão, conseguimos conversar com as pessoas orientando e reforçando sobre os cuidados a serem observados para evitar a proliferação do mosquito”, destaca. Ela também agradeceu a contribuição dos voluntários e ressaltou a grande adesão  da população. “As pessoas se engajaram na campanha, foram muito receptivas com as equipes e realmente fizeram a limpeza de seus lotes. O resultado é que foram coletadas seis cargas de entulho que agora terão destinação correta”, afirma.

Janice lembra ainda que a vigilância de todos deve ser contínua já que o município tem registrados 28 focos do mosquito. “Todos precisam continuar com a observação e com a eliminação de criadouros para as larvas. Sempre que for encontrado algum foco suspeito, as pessoas devem imediatamente entrar em contato com a Sala de Situação, que fica na Unidade de Saúde para notificar e solicitar a visita do agente”,informa. Os telefones para contato são 3653 0270 e 3653 0842.