VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE: CAMINHONEIROS, MOTORISTAS DE TRANSPORTE COLETIVO E PORTUÁRIOS PASSAM PARA GRUPO PRIORITÁRIO DE VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde, em virtude da ocorrência da pandemia pelo novo coronavírus, alterou os grupos-alvos nas fases de vacinação da Campanha Contra a Influenza (Gripe), incluindo os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários passam para grupo prioritário de vacinação na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza.

O grupo deve ser vacinado independente do município de residência, uma vez que transitam por todo o País, cabendo ao território organizar e facilitar o acesso desses profissionais.

Aqueles que tiverem 60 anos ou mais de idade, já foram contemplados na primeira fase da campanha, sendo que aqueles que se enquadrarem nos demais grupos poderão ser vacinados no decorrer de toda a campanha. Os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta fase, devido ao escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.

Informa-se que os professores do ensino básico ao superior, cujas aulas estão suspensas, passarão a ser vacinados na terceira fase da campanha com início no dia 09 de maio de 2020. Se apresentaram doenças crônicas, devem se vacinar ainda na segunda fase.

CONFIRA AS FASES DA VACINAÇÃO:

1ª FASE: Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde. Data para iniciar a vacinação 23/03

2ª FASE: Profissionais das forças de segurança e salvamento Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais Funcionários do sistema prisional Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas População privada de liberdade Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Data para iniciar a vacinação 16/04.

3ª FASE: Professores das escolas públicas e privadas Crianças de 6 meses a menores de 6 anos Gestantes Puérperas Povos indígenas Adultos de 55 a 59 anos de idade Pessoas com deficiência. Data para iniciar a vacinação 09/05.

A vacinação contra a influenza está sendo realizada na sala do NASF, junto ao Salão Paroquial, e a equipe de saúde está tomando todas as medidas e cuidados de prevenção ao coronavírus.