SCFV: espaço para construção da cidadania

 

SCFV: espaço para construção da cidadania

 

PROF. AIRTON LUIZ FELDKIRCHER – Coordenador do SCFV de Anchieta

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), retornou com suas atividades normais no dia 14 de fevereiro como início das aulas, porem, o mesmo esteve em atividades durante o mês de janeiro, uma vez que é prioridade do programa atender alunos de 06 a 15 anos, inclusive nos períodos de férias escolares.

Além das oficinas, o SCVFV, cria ambientes educativos onde os alunos são incentivados a valorizar a diferença pela convivência com seus pares, pelo exemplo dos professores, pelo ensino ministrado nas salas de aula e pelo clima sócio – afetivo dos valores estabelecidos no programa. Tudo isso, sem tensões competitivas, de forma solidária, participativa e colaborativa.

O desafio dos educadores é reunir alunos de diferentes níveis diante de uma situação de ensino com grupos de realidades bem distintas e de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos . A participação da criança do SCFV permite criar espaços em que possa ser ouvida e passar a exercer seu papel como ser integrante na sociedade. Quanto aos adolescentes de 13 a 15 anos, o SCFV busca ressaltar sua importância na rede de convivência familiar e comunitária, oferecendo um espaço, utilizando seu potencial e abordando temas sobre sua realidade social , econômica , cultural, ambiental e politica. O objetivo final é incentiva-los na busca da auto estima para que se sintam sujeitos ativos e participativos na construção da própria cidadania.

 

Mais informações:

 

O SCFV de Anchieta conta com cinco monitoras e um coordenador, que atendem atualmente 60 crianças.

 

ATIVIDADES Oficinas que serão realizadas no SCFV durante o ano de 2013:

*Reforço escolar

*Pinturas

*Marcenaria (trabalho artesanal com madeira)

*Dança e Aulas de música ( guitarra e violão)

*Teatro

*Gincanas Recreativas educacionais

*Palestras

*Horta