Município é destaque no incentivo a leitura

Uma vez por semana, durante 45 minutos, a escola é envolvida por um respeitoso silêncio quebrado somente pelo canto dos passarinhos. É o momento da aula de leitura. Para promover o hábito da leitura, várias escolas do município desenvolvem projetos que buscam motivar os alunos a buscar a companhia dos livros. Além do acesso a títulos de diferentes gêneros literários, algumas também conservam ambientes especialmente dedicados aos livros, com tapetes, almofadas e tudo mais que possam deixar o lugar aconchegante e convidativo. O formato do projeto é diferente em cada escola mas, os bons resultados são comemorados em todas.

Incentivar a criatividade, a imaginação e ampliar a visão do mundo para as crianças são alguns dos objetivos alcançados pelo Centro Municipal de Educação com as ações de incentivo a leitura implementadas nos últimos anos. O contato com os livros e a contação de histórias são incorporados a rotina das crianças desde a creche. Todos os alunos da Educação Infantil, cuja idade vai de quatro meses até cinco anos, mesmo que ainda não tenham sido alfabetizados, tem contato com os livros diariamente, podendo manuseá-los, observar as ilustrações e ouvir as histórias contadas pelas professoras. Já no Ensino Fundamental, os 226 alunos do Centro Municipal de Educação contam com os cantinhos da leitura dentro das salas de aula e também com as visitas semanais à biblioteca.

Na Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva, ou “Colégio POPS” como é chamado pelos quase 600 alunos, o projeto de leitura existe há mais de 15 anos. O diretor da escola, Ernani Grabin, diz que, no POPS, além das aulas de leitura há também uma premiação, patrocinada por empresas da cidade, para os alunos que se destacam na leitura durante o ano letivo. Ele explica que é feito um controle da quantidade e da qualidade de leitura dos alunos, tudo registrado em um fichário pessoal. Para comprovação, são sorteados alguns títulos registrados e o aluno deve contar o livro a uma banca formada por professores. Em 2012, a exigência foi para que o aluno escrevesse um resumo dos livros sorteados. “De uma forma ou de outra, podemos comprovar se o aluno realmente leu e, principalmente, se entendeu a leitura. Este é o grande interesse do projeto: a qualidade da leitura”, afirma.

Escolas do campo também estimulam o gosto pelos livros

Na Escola de Ensino Fundamental João café Filho, além da aula semanal de leitura de livros, gibis, revistas e jornais os alunos experimentam uma novidade introduzida neste ano: a leitura de cálculos. Dominó da multiplicação e divisão, bingo, sudoku, caça palavras, problemas que incluem a interpretação do texto e de cálculo fazem parte do projeto que intercala, mensalmente, a literatura e a matemática. “Os alunos aceitaram a novidade muito bem pois aprendem e praticam a matemática brincando”, explica a diretora Juliana Dala Rosa. Segundo ela, todos na escola, inclusive os funcionários, participam do momento de leitura. Os pequenos, que ainda estão aprendendo a ler, ouvem as histórias contadas pelas professoras. A escola está localizada na Linha João Café Filho e atende 139 alunos de 11 comunidades rurais.

Os 97 alunos que estudam na Escola de Ensino Fundamental Padre Reinaldo Stein, da Linha Prateleira, também tem marcado um encontro semanal com os livros. Nas salas de aula, os cantinhos da leitura ficam à disposição dos alunos que, após concluírem as atividades propostas pelo professor, podem se ocupar com os livros. Além de incentivar os alunos, vindos de oito comunidades rurais, a escola também procura incluir a família no projeto de leitura. “A escola oferece livros para os pais, que são levados para casa pelos estudantes”, explica a Diretora Juliane Christoff. Com o apoio de empresas do município, a escola a oferece uma premiação aos alunos que se destacam na leitura durante o ano letivo.

Leonita de Souza, Secretária de Educação de Anchieta, explica que, em todas as escolas do município são desenvolvidas atividades que promovem o contato diário dos alunos com livros, revistas e jornais e já está em fase de implantação um projeto que prevê a introdução do cantinho da leitura em todas as salas de aula. A secretária explica que outro grande objetivo dos projetos é incluir a família “A escola não pode existir sem a leitura e este deve ser um processo contínuo, com a participação das famílias, da escola e da comunidade”, finaliza.