Projeto de recuperação de mata ciliar é lançado em Anchieta

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi a data escolhida para a primeira reunião do projeto Regional de Recuperação de Matas Ciliares e Águas Superficiais em Anchieta. O encontro dos coordenadores com os proprietários convidados a participar do projeto aconteceu, na tarde desta quarta feira, dia 05, na Câmara de Vereadores. O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, George Teixeira, deu abertura aos debates que giraram em torno da importância da água para todos os seres vivos e do impacto causado pela presença humana no planeta, principalmente sobre os recursos hídricos. O secretário da Agricultura, Mario Signor, falou sobre a relevância do aspecto educativo do projeto, que é de abrangência regional e contará com a participação dos municípios da SDR de Dionísio Cerqueira. Nesta primeira etapa, que tem a duração prevista de dois anos, o trabalho de recuperação e preservação será realizado, preferencialmente, nas propriedades acima do ponto de captação da água que abastece a cidade, proveniente do rio Primeiro de Janeiro. Para explicar a metodologia e a abrangência do projeto no município, o engenheiro Agrônomo da Epagri, Ivan Canci, utilizou imagens de satélite fazendo referência a localização de cada propriedade, características do relevo e extensão da área a ser preservada. Canci mostrou ainda imagens antigas de locais onde não havia mata ciliar comparando-as com fotos atuais dos mesmos lugares, agora preservados, lembrando que este é um projeto que depende essencialmente da participação de toda a comunidade, cujos resultados serão obtidos a médio e longo prazo. “Precisamos preservar no presente, pensando no futuro”, afirmou. Encerradas as explanações, os coordenadores da reunião abriram espaço para que o público esclarecesse dúvidas e apresentasse sugestões. O prefeito de Anchieta, Ari Prestes, o secretário de Desenvolvimento local, Nelson Duarte e o engenheiro Agrônomo do município, Carlos Antonietti também participaram da reunião e falaram brevemente sobre os projetos e ações da administração municipal na área ambiental.

Comunidade rural é exemplo na preservação de mata ciliar

Para demonstrar os resultados positivos que a mobilização comunitária em torno da preservação de matas ciliares pode gerar, a diretora da Escola Padre Reinaldo Stein, da Linha Prateleira, foi convidada a falar sobre um projeto desenvolvido pela escola naquela comunidade rural. Juliane Christoff, explicou que, desde 2007, algumas  famílias proprietárias de terras às margens do rio Lajeado Comprido, vem desenvolvendo atividades de preservação e recuperação da mata ciliar. Os alunos da escola, alguns deles moradores das propriedades envolvidas, também participam das ações de conscientização que incluiu, além das visitas às famílias participantes do projeto, o plantio de mudas de espécies nativas nas áreas mais devastadas e o acompanhamento da regeneração da natureza na áreas preservadas. “O comprometimento e a participação da comunidade é muito grande e os relatos dos agricultores sobre os bons resultados das ações de preservação são muito animadores”, comemora. Juliane informou também que na próxima sexta feira, dia 07, os alunos da escola, acompanhados de pais e professores, farão uma caminhada ecológica percorrendo as margens do rio Lajeado Comprido para que possam confirmar pessoalmente os progressos da natureza nas áreas preservadas.