Projeto de saneamento básico do município passa por reavaliação na Funasa

O Objetivo é viabilizar a obra em Anchieta.

Nesta quarta feira, dia 11, o prefeito Ari Prestes foi à Câmara de Vereadores para repassar informações sobre a situação do projeto de saneamento básico do município. Na oportunidade, o prefeito repassou aos vereadores a informação de que, nas duas licitações realizadas para a execução da obra, nenhuma empresa compareceu para apresentar propostas. O primeiro processo licitatório foi realizado ainda em 2012 e o último, aconteceu no dia 24 de maio deste ano. Conforme a explanação, o motivo do desinteresse foi as planilhas orçamentárias desatualizadas que foram calculadas em 2008 e não correspondem ao valor atual da obra. Para tentar resolver o problema, a atual administração contratou uma empresa para efetuar a atualização do orçamento. Pelo valor inicial, a obra custaria R$ 2.054.911 valor este repassado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com contrapartida do município estabelecida em R$ 193.454,00. Após a atualização das planilhas e readequação do projeto com a redução de metas pela Funasa, o valor subiu para R$ 2.754.000, ou seja, o município teria de dispor de mais de R$ 700 mil para poder executar a obra.

Segundo o prefeito, devido a falta de recursos, não há como iniciar o saneamento básico no momento porém, a administração está buscando uma solução para o impasse. “Estamos buscando parcerias e já realizamos várias visitas a Funasa e Casan para tentar obter os recursos necessários para esta obra tão importante para Anchieta. Infelizmente, até agora não tivemos respostas positivas” lamenta. Prestes informou ainda que, atualmente, o projeto está sendo reavaliado pela Funasa e que a administração aguarda um posicionamento do órgão para tomar as medidas cabíveis.