Encontro dos diabéticos debateu sobre problemas da visão

O grupo de Diabéticos de Anchieta participou, nesta quarta-feira, dia 30, na Câmara de Vereadores, de uma palestra organizada pela secretaria de Saúde do município. O palestrante foi o médico Sergio Gomes Maciel, que falou sobre os problemas de visão causados pelo Diabetes. Segundo o médico, os olhos estão entre os órgãos mais afetados pela doença que, em alguns casos, pode levar à cegueira. A Visão embaçada ou a presença de pontos pretos devem servir de alerta ao diabético para que procure o médico e peça uma avaliação. Os cuidados de quem é portador da doença para preservar a qualidade da visão e da saúde de forma geral devem incluir a visita anual ao oftalmologista, a manutenção da pressão arterial em níveis estáveis, a prática regular de atividade física e uma dieta alimentar saudável que não permita ganho de peso.

Além da atenção para problemas da visão, Maciel também lembrou os cuidados e exames rotineiros que o diabético deve observar para manter uma boa qualidade de vida. Em Anchieta, o grupo de Diabéticos tem encontros mensais, com palestras proferidas pelos profissionais da equipe de saúde do município que debatem temas ligados à doença, com caráter preventivo e enfoque na prevenção de sequelas. Além da socialização e do esclarecimento de dúvidas, durante os encontros, os participantes fazem o controle da pressão arterial e dos níveis de glicose.