Município terá equipe do Núcleo de Apoio à saúde da Família

Criado pelo Ministério da Saúde em 2008 para fortalecer e reforçar as ações da Atenção Básica de saúde, o Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF) é composto por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas como psicólogo, enfermeiro, nutricionista, médico e fisioterapeuta e atua de forma integrada à Unidade de Saúde.

Em Anchieta, a criação do NASF foi aprovada em votação extraordinária da Câmara de Vereadores, na última segunda feira, dia 20. Roseli Canci Sagaz, secretária da Saúde, informa que a próxima etapa da implantação será o processo seletivo, que deve ser realizado no mês de março, para contratação dos profissionais. Roseli explica que os atendimentos do NASF são fundamentados no âmbito da prevenção por isso, a equipe recebe treinamento e capacitação específicos promovidos pelo Ministério da Saúde e atua diretamente com as famílias e com os grupos já organizado como hipertensos, diabéticos, gestantes e outros. “O NASF dará apoio ao trabalho realizado pelos profissionais da Unidade, contribuindo e ampliando o alcance das ações preventivas desenvolvidas pela secretaria”, afirma. O início das atividades do NASF em Anchieta está previsto para o mês de abril.