Unidade Básica de Saúde é avaliada por fiscais do PMAQ

Unidade Básica de Saúde de Anchieta recebeu a equipe Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na segunda-feira, dia 27. O Programa tem por objetivo incentivar e garantir a melhoria do atendimento e da acessibilidade da atenção básica de saúde e busca padronizar a qualidade dos serviços e ações da saúde pública em nível local, regional e nacional. O município de Anchieta aderiu ao Pmaq no ano de 2011 e a primeira avaliação ocorreu em 2012 quando a unidade recebeu o conceito estabelecido pelo programa como “muito acima de média”.

Na avaliação realizada esta semana, cujos resultados ainda não foram informados, os fiscais entrevistaram oito pacientes que aguardavam atendimento, aplicaram um questionário para a equipe de enfermagem e odontólogos e também efetuaram uma vistoria nas instalações e equipamentos da Unidade. Todas as respostas aos questionamentos dos fiscais tiveram de ser acompanhadas de documentos e relatórios para comprovação. Como forma de incentivo, o PMAQ prevê recursos para as unidades de acordo com o conceito obtido. Tais recursos devem ser aplicados exclusivamente em melhorias e acessibilidade para a saúde pública e quanto mais alto o conceito, maior será o montante recebido pelo município. A secretária de Saúde, Roseli Canci Sagaz diz que está confiante. “Juntamente com toda a equipe, realizamos e comprovamos muitas ações e melhorias que nos levam a confiar numa boa avaliação”, afirma.

O resultado da avaliação será publicado no Diário Oficial da União em data ainda não informada pelos fiscais.

Unidade Básica de Saúde é avaliada por fiscais do PMAQ