Prefeito recebe pesquisadores da UFSC

Grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza pesquisa sobre sementes crioulas no município. Durante o encontro, os profissionais falaram sobre o andamento dos estudos e dados até agora. Desde 2002, a UFSC desenvolve trabalhos e pesquisas na área da agrobiodiversidade e até o final de 2013, o enfoque principal eram as sementes de milho crioulo. Desde janeiro deste ano, no entanto, a UFSC trabalha com uma nova proposta que ampliou dos estudos também para as culturas de arroz, tomate e hortaliças com um levantamento das variedades existentes e a identificação daquelas que possam estar em vias de desaparecer. Para esta nova etapa de estudos, os pesquisadores contam com a parceria da secretaria de Saúde do município. Roseli Canci Sagaz, secretária da pasta, explica que as agentes de saúde aproveitam as visitas de rotina para aplicar um questionário sobre sementes e variedades antigas preservadas e cultivadas pelas famílias, que irá auxiliar na coleta de dados conduzida pelos pesquisadores. Para Roseli, o trabalho dos pesquisadores vai além dos estudos sobre sementes, pois resgata o conhecimento e a autoestima das pessoas, valorizando a cultura e história das famílias.