Quedas são a principal causa de incapacidade nos idosos

Fragilidade óssea e muscular, coordenação motora prejudicada e problemas de visão são consequências normais do envelhecimento. Tais fatores, associados a outros como casas e ambientes comerciais não adaptados mal iluminados ou com piso irregular, são os vilões no dia a dia dos idosos, pois provocam quedas, muitas vezes com sequelas graves. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, a queda pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar a existência de uma doença.

Para conscientizar as pessoas de idade sobre o perigo de acidentes, a enfermeira do Nasf de Anchieta, Mariana de Aguirre, falou ao grupo Saúde do Idoso sobre os cuidados que devem ser observados para prevenir lesões. De acordo com Mariana, evitar colocar tapetes na casa, usar calçados fechados, com solado de borracha, não deixar obstáculos no chão e instalar barras de apoio em banheiros e escadas são algumas atitudes que devem ser adotadas preventivamente. “Todos estes cuidados devem ser tomados antes que aconteçam os acidentes, mas o que observamos no cotidiano é que as pessoas só passam a adotá-los após sofrer uma queda ou acidente doméstico”, afirma. A enfermeira lembra ainda que os idosos devem manter sempre um aparelho de telefone e uma agenda com os números de familiares ou amigos em local acessível pra que, num momento de necessidade, possam pedir ajuda ou comunicar um acidente. “Caso aconteça uma queda e a pessoa sinta dores, deve procurar a assistência médica para avaliação. Quando for necessário, o idoso também deve adotar o uso de bengala ou muleta para evitar novos acidentes”, orienta. Segundo Mariana, o uso destes recursos não deve ser encarado com constrangimento mas sim como uma forma de preservar a saúde e a independência da pessoa idosa.

O grupo Saúde do Idoso é coordenado pela equipe do Nasf e realiza encontros mensais. A participação é aberta a toda a comunidade. O próximo encontro está marcado para o dia 08 de outubro, às 14 horas.