Alunos das escolas municipais tem acompanhamento nutricional

Além da elaboração do cardápio e avaliação nutricional anual de todas as crianças das escolas municipais, alunos que possuem indicação médica são atendidos individualmente pela nutricionista da Educação, Aline Giacometti. “Para estas crianças, é feito o acompanhamento regular do peso e do crescimento e caso haja necessidade, a alimentação é reforçada”, explica. A nutricionista ressalta ainda que o cardápio da merenda escolar é elaborado de acordo com as regras dos programas de alimentação escolar estabelecidas pelo Ministério da Educação e sempre inclui produtos adquiridos da agricultura familiar do município. Ela informa que, em 2014, o percentual de alimentos adquiridos desta forma em 2014 foi de 49% sendo que o mínimo exigido por lei é de 30%. “A prioridade dada aos produtos vindos da agricultura local nos permite, além de apoiar e valorizar este segmento, oferecer alimentos frescos, saudáveis e de excelente qualidade em toda a rede escolar”, declara.

Atividades escolares incluem o tema da alimentação saudável

As ações da Educação em prol da conscientização da importância de uma alimentação saudável vão além dos cuidados com o cardápio da merenda. Durante todo o ano, professores levam o assunto para a sala de aula e de forma lúdica e interativa, demonstram os benefícios de uma alimentação balanceada. Visitas a propriedades rurais, palestras com a nutricionista e atividades na horta escolar são algumas das atividades realizadas com o objetivo de despertar o interesse das crianças por novos alimentos, em especial às frutas e verduras. Veja nas imagens algumas das atividades já realizadas: