REUNIÃO SOBRE O PROCESSO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DOS MILHOS TRADICIONAIS ACONTECEU EM ANCHIETA

Na última terça-feira, 23 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores de Anchieta, aconteceu importante encontro para tratar da Indicação Geográfica (IG) dos Milhos Tradicionais da Região de Anchieta, Vale do Rio das Antas – Extremo Oeste Catarinense. 

No momento estiveram presentes, o Prefeito Ivan José Canci, Vice-Prefeito, Vilmar Piovezani, Vereadores/as do Município, agricultores/as, entidades, associações, cooperativas locais, representantes da Epagri local e Estadual, bem como lideranças dos Municípios de Palma Sola, Guaraciaba e Bandeirantes.

Os especialistas da Epagri, Dr. Edson Silva e Dr. Léo Teobaldo Kroth explanaram sobre os conceitos de Indicação Geográfica (IG) e procedimento para registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é quem vai decidir pela concessão ou não da indicação. Ressaltaram, ainda, que a Indicação Geográfica (IG) é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer, das características ambientais locais e outros fatores, como é o caso das variedades do milho crioulo na região de Anchieta.

No encontro foi discutido uma parceria, bem como equipe de trabalho para o início do processo de Indicação Geográfica (IG) das variedades das sementes do milho crioulo.

Segundo o Prefeito Ivan José Canci, “A construção de um projeto de IG é um longo caminho a ser percorrido, mas que com unidade e compartilhamento de responsabilidades é possível de ter êxito. O projeto de IG poderá criar novas oportunidades de geração de renda com produtos ligados a produção local, bem como ampliará as potencialidades de desenvolvimento do turismo”. Concluiu.