CONSELHO DE AGRICULTURA AJUDA DEFINIR AS AÇÕES DA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Na tarde de quarta-feira, 18 de setembro, aconteceu a reunião do Conselho Municipal de Agricultura. O encontro foi na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu agricultores das comunidades rurais do Município, representantes das secretarias do Governo Municipal, de cooperativas de agricultores, sindicato da agricultura familiar, movimentos sociais do campo, agências bancárias e de empresas públicas do Estado de Santa Catarina: a CIDASC e a EPAGRI.

O Vice-Prefeito Vilmar Paulo Piovezani e o Secretário Rafael Ferreira da Silva, logo após a acolhida dos participantes, apresentaram aos conselheiros as ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura por meio dos programas de incentivo ao desenvolvido agropecuário. Oportunizaram espaço para esclarecimento de dúvidas e avaliação sobre os trabalhos coordenados pela Secretaria.

Na sequência, o Prefeito Ivan Canci apresentou o projeto de lei 044/2019, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, e tem o objetivo de instituir a política municipal de incentivos aos sistemas de produção agroecológica e orgânica e a conservação, uso, promoção e distribuição das sementes crioulas pelos agricultores familiares e camponeses do Município de Anchieta. Em seguida, juntamente com a Presidente da Cooperativa da Agricultura Cooper Anchieta, Roselei Aparecida Ronsoni Wille, apresentou os objetivos e a programação do XI Encontro Ampliado de Agroecologia planejado para acontecer em Anchieta nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019. Um evento que contempla momentos de formação, sensibilização e partilha de experiências sobre os sistemas de produção orgânicos e agroecológicos.

Outro assunto abordado na reunião, foi sobre a estiagem que atinge o Município. O Vice-Prefeito Vilmar, também coordenador da Defesa Civil, relatou que o Município está transportando água para aproximadamente 70 famílias do interior.

O representante da CIDASC, João César Melatti Schuerne, também membro do Conselho, falou sobre o papel desenvolvido pela empresa executando ações de sanidade animal e vegetal em todo o Estado. Informou sobre a obrigatoriedade de identificação do rebanho bovino através do uso do brinco e orientou sobre o controle e prevenção de brucelose e tuberculose no rebanho animal.

Os conselheiros fizeram a escolha do Presidente e do Secretário do Conselho Municipal de Agricultura que ficou assim definida: Presidente Rafael Ferreira da Silva e Secretário Antonio Jandir Junges.