AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ESTARÃO APLICANDO QUESTIONÁRIO SOBRE A FEBRE AMARELA EM TODAS AS RESIDÊNCIAS DO MUNICÍPIO NOS PRÓXIMOS DIAS

Na tarde do dia 19 de setembro, a equipe de vigilância epidemiológica reuniu os Agentes Comunitários de Saúde para repassar aos profissionais o Plano de Ação para o enfrentamento da Febre Amarela em Santa Catarina. Nos próximos dias, todos os municípios estarão realizando ações de combate à doença.

Em Anchieta, os Agentes Comunitários de Saúde realizarão a conferência nas carteirinhas de vacinação de todas as pessoas para verificar a situação da vacina. A conferência será realizada durante a visita domiciliar. Na mesma oportunidade, será aplicado um pequeno questionário para observar se as pessoas receberam ou não a vacina. Para os casos em que a pessoa não tem a vacina a orientação será para procurar a sala de vacina para regularização.

Para facilitar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, a orientação é para que as carteirinhas de vacinação, de todos os integrantes da família, sejam separadas e colocadas em local de fácil acesso, agilizando o trabalho do profissional.

Sobre a FEBRE AMARELA:

A Febre Amarela é uma doença causada por um vírus, que é transmitido através da picada de um mosquito infectado. Pode ser de curta duração ou evoluir para formas mais graves podendo levar a morte. Os sintomas são: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náusea e vômito.

Foi confirmada morte de macacos em municípios catarinenses. Isso indica a circulação do vírus nessas regiões. Lembrando que não é o macaco que transmite a Febre Amarela, a doença é transmitida pela picada do mosquito e o macaco é uma vítima. A morte desses animais é um alerta de que o vírus está próximo e a única forma de prevenção é a vacinação.

A Secretaria de Saúde orienta a população para que caso seja encontrado macacos mortos ou doentes, a informação deve ser repassada imediatamente para os procedimentos necessários.