RESGATANDO A CULTURA DAS BOLACHAS DE NATAL

Após uma pesquisa com as famílias pedindo a autorização para trabalhar o tema “Natal”, a turma da creche II matutino (2 anos) da Creche Pró Infância de Anchieta, iniciou o desenvolvimento de várias atividades alusivas a esta data.

Precisamos sempre conhecer a realidade dos educandos para planejar as aulas, pois sabemos que, principalmente este assunto, é um tema religioso e cultural. Atendendo o que se refere aos conteúdos regionais e locais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), isso é permitido, desde que, respeite as opções das famílias envolvidas, por isso a pesquisa inicial e a autorização, ressalta a professora da turma Ana Paula Milan.

Essa data é cheia de magia e encantos, mas também de muito apelo comercial, então sempre partimos do princípio do significado deste momento, através da contação e dramatização da história para melhor compreensão.

Uma das ações do projeto foi fazer as bolachas de natal com as crianças, bem como sua decoração, já que esse é um costume que está se perdendo nas famílias, devido à correria do dia a dia e a falta de tempo. Precisamos resgatar e manter esse momento de grande importância afetiva, cultural e de convivência em família.

A atividade contou também com a colaboração da nutricionista da Secretaria de Educação, Aline Giacometti para atender as necessidades nutricionais de algumas crianças que possuem necessidades especiais em relação a alguns ingredientes, bem como para providenciar os mesmos. Assim sendo, com o auxílio da monitora de creche, Ana Paula Sikorski, da nutricionista e da empolgação das crianças, os dois dias foram uma festa. Eles gostaram muito e se envolveram em todos os processos. Houve muito aprendizado e desenvolvimento de vários aspectos e habilidades.

Cada criança levará para casa o seu Vidro do Amor com muitas bolachinhas para a família. Acreditamos que esse deva ser o espírito de Natal – partilhar o que fazemos com os demais para fazer a vida mais doce!