SECRETARIA DE SAÚDE PÚBLICA DE ANCHIETA ESCLARECE AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS SOBRE A DOENÇA MÃO – PÉ – BOCA QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSO MUNICÍPIO.

Esta doença é causada por um vírus, comum em crianças até 10 anos de idade, mas também pode acometer adultos. A transmissão ocorre pela via fecal-oral, ou seja, pelo contato entre as pessoas, através de gotículas presentes no espirro e na tosse, contato com fezes ou outras secreções (inclusive o líquido das bolhas) contaminadas, ou por alimentos ou objetos contaminados.

Sintomas: Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões, mal-estar, falta de apetite, aparecimento na boca e garganta de feridas dolorosas, causando dor, dificuldade para engolir e muita salivação, pequenas bolhas e bolinhas em geral na palma das mãos e planta dos pés, mas que pode ocorrer também as nádegas e a região da fralda.

Não existe vacina para essa doença, como ocorre com outra infecção por vírus, ela regride sozinha após alguns dias. Na maior parte dos casos o tratamento é apenas para sintomas, com medicamentos para baixar a febre e anti-inflamatórios. O ideal é que a criança permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.

Medidas de higiene para prevenção são indispensáveis para o controle desta doença, sendo: higiene pessoal especialmente lavar as mãos com frequência, higiene no manuseio e preparo dos alimentos e objetos de uso comum entre as crianças.

A criança infectada ou com os sintomas acima não poderá frequentar a escola até secarem as lesões (bolinhas e bolhas) e deve evitar o contato com outras crianças, até mesmo com irmãos.