ACONTECEU NA ÚLTIMA SEMANA ASSISTÊNCIA A APICULTORES NO MANEJO DE COLMEIAS

A Secretaria de Agricultura através da assistência técnica do SEBRAE contratada pela Administração Municipal, realizou na última semana junto a apicultores do município o manejo de colmeias, com o objetivo de substituir as antigas por novas melhorando o sistema que antes era mais rustico e trazendo para o técnico, criando assim uma padronização. Foi realizado também o manejo de favos que estavam indesejáveis por alguns de melhor qualidade auxiliando assim o enxame a ter um melhor desempenho na produção.

Tendo em vista que todo o manejo produtivo de mel se dá a partir de uma boa colmeia é necessário a padronização e melhoramento dos enxames até mesmo para facilitar os trabalhos do produtor e fazendo com que o mesmo tenha uma maior exploração no pico da “safra do mel”. A partir daí ocorre o melhoramento genético que acontece através da troca de rainhas.

Em alguns produtores foi feito a multiplicação de enxames o que fará com que os produtos consigam crescer no projeto, haja visto que houve um investimento por deles na aquisição de novas colmeias para que assim ocorra mais rapidamente a produção de novos enxames bem como a produção mais rápida de mel aumentando assim de forma significativa a produção de mel a partir dos meses de novembro e dezembro.