Apae de Anchieta completa 30 anos

A Escola de educação Especial Padre Martinho Burger, Apae de Anchieta, completa 30 anos hoje, dia 26. Fundada em 1983, a escola nasceu de um gesto de solidariedade de pais, professores e voluntários do município, preocupados com a situação de uma criança com deficiência visual que não podia frequentar a escola regular. Três décadas depois, a instituição possui sede própria, conta com equipe do SUS e atende a 44 alunos com deficiência intelectual e múltipla. Atuando intensivamente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência a escola desenvolve ações que buscam melhorar a qualidade de vida e a acessibilidade. A Apae de Anchieta desenvolve também um projeto de prevenção das deficiências, cuja abrangência e repercussão renderam à escola o primeiro lugar no estado de Santa Catarina no ano de 2012.

Em comemoração aos 30 anos da escola, durante todo o período letivo de 2013, professores e direção realizaram com os alunos várias atividades que resultaram em um resgate da história da Apae no município, com pedágios informativos, visitas, homenagens aos fundadores e voluntários, brinquedos e jogos utilizados ao longo do tempo. A escola mantém um perfil na rede social Facebook, onde registra com fotos e textos as atividades realizadas.

No próximo dia 03 de dezembro, é a vez do grupo de mulheres voluntárias serem homenageadas. Nesse dia, a direção pretende reunir em um coquetel, o maior número possível de voluntárias que trabalharam ou trabalham pela Apae nestes 30 anos, produzindo artesanato, acompanhando os alunos e auxiliando nas promoções da escola.