Hiperdia inicia série de encontros nas comunidades rurais

Encontro reuniu hipertensos das comunidades de Linha Salete, Aparecida e 25 de Maio e foi realizado na última segunda-feira, dia 01, no salão da comunidade de Linha Salete. O Hiperdia é um sistema de acompanhamento e monitoramento de hipertensos coordenado pela secretaria de Saúde que reúne os participantes em encontros periódicos, para que recebam orientações e façam o controle da pressão arterial.

Até agora, os encontros eram realizados com todos os pacientes cadastrados do município, na Câmara de Vereadores, no centro da cidade. Para 2014, a secretária de Saúde, Roseli Canci Sagaz, explica que uma das metas é a descentralização de ações como o Hiperdia, com a realização dos encontros nas comunidades rurais. “Estamos reunindo os grupos de acordo com as áreas de atuação das agentes de saúde”. Desta forma, valorizamos e conhecemos melhor as comunidades e também promovemos a integração entre elas”, afirma. Outra vantagem dos encontros setoriais apontada pela secretária é o público menor que proporciona um contato mais próximo com a equipe coordenadora. A palestrante do dia foi a enfermeira da Unidade do Centro, Rosemeri Both Basso que falou sobre Colesterol e Triglicerídeos. Além da enfermeira, também participaram da reunião a secretária Roseli Canci Sagaz, o médico Ricardo Moita e a agente de saúde Larinês Pesseto.

Hiperdia inicia série de encontros nas comunidades rurais