Projeto Amigos do Livro promove Roda de Leitura no bairro Xavantes

O clima amistoso da roda de chimarrão recebeu a novidade e as vizinhas e amigas se reuniram para ler e conversar. A Roda de Leitura é uma iniciativa do projeto Amigos do Livro que é desenvolvido pela Escola Xavantes desde o ano passado e que estimula a participação e integração também da comunidade onde a escola está localizada. A primeira Roda de Leitura aconteceu na casa de Conceição Valim, moradora do bairro Xavantes que participa do projeto e contou com a presença de amigas e vizinhas. Coordenado pelo professor Dario Signor, o grupo fez a leitura de alguns livros trazidos da biblioteca da escola, cujo conteúdo abordava temas como a amizade, respeito e solidariedade. Após a leitura, os assuntos foram comentados e debatidos sob a ótica individual das participantes que também avaliaram o resultado do encontro. “Todas se mostraram satisfeitas e dispostas a manter a Roda de Leitura. A próxima será realizada no mês de julho, na casa de uma das voluntárias e nosso objetivo é aumentar a participação de pessoas que, por diversos motivos, ainda não foram alfabetizadas”, explica. Segundo o professor, a reunião dos moradores da comunidade em torno dos livros é um dos objetivos do projeto Amigos do Livro.

Na primeira etapa, foi realizada a revitalização da biblioteca da escola que recebeu algumas peças de mobiliário e decoração para tornar o ambiente mais convidativo. A escola também estimula os alunos a levar para casa, além dos livros e revistas que escolheram para sua leitura semanal, jornais, revistas e livros para os pais, irmãos e avós. As crianças também são muito incentivadas a realizar a leitura do material para os parentes que não souberem ler. O educandário busca ainda pessoas e empresas que queiram ser parceiras do projeto, doando livros, revistas e gibis para enriquecer o acervo da biblioteca.

Dona Conceição descobre as letras

A leitura um tanto tímida, denota um pouco de dificuldade, mas Conceição segue firme. Aos 56 anos, a mãe de 17 filhos está sendo alfabetizada com a ajuda do projeto. “Tenho interesse e sei que vou aprender. Já estou achando tudo mais fácil”, comemora. Nos planos, fazer a carteira de motorista para ser independente. Para Conceição, das conquistas que a alfabetização trouxe, a primeira e mais importante foi a renovação do documento de identidade que agora tem sua assinatura e não somente a impressão digital. A alegria de poder escrever os nomes dos filhos e ver o orgulho dos netos em ver a avó fazendo suas primeiras leituras anima a agricultora a praticar um pouco por dia. Não há limites nem restrições quanto à literatura, somente um pedido: “Gosto de ler a Bíblia e muitas outras coisas, só preciso que a letra seja graúda”, ressalta.