Grupo de combate ao tabagismo inicia série de encontros

Primeira reunião aconteceu na noite de ontem, dia 25. O grupo de combate ao tabagismo tem como objetivo apoiar, orientar e acompanhar as pessoas que desejam parar de fumar. Por meio de encontros mensais e com atividades que incluem palestras e troca de experiências a equipe multidisciplinar do Nasf, que coordena o grupo, propõe abordagens específicas para informar sobre os riscos da dependência e os danos causados pelo cigarro à saúde. Além da equipe multidisciplinar do Nasf, os participantes também tem acompanhamento de um médico da Unidade de Saúde.

 No encontro de ontem, a fisioterapeuta Janaína Rockembach explicou aos presentes sobre o funcionamento do grupo e também aplicou um teste para detectar o grau de dependência de cada participante. “Esse teste ajuda a estabelecer como será o tratamento, pois o paciente informa quantos cigarros fuma por dia, quando começou a fumar e quanto tempo consegue passar sem um cigarro”, explica. De acordo com ela, após esta etapa, já no segundo encontro os participantes receberão a orientação do médico e a prescrição dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS. Janaína ressalta, no entanto, que a medicação é apenas uma das ferramentas disponíveis para que o fumante fique livre do vício. “O entusiasmo, a seriedade e força de vontade são os elementos mais importantes para que a pessoa supere a dependência e consiga deixar de fumar”, resume.

O próximo encontro do grupo, que ainda está aceitando inscrições,  está marcado para o dia 22 de abril. Para fazer a inscrição ou receber orientações sobre o tema os anchietenses podem procurar a Unidade de Saúde ou a equipe do Nasf.