Alunos visitam agroindústria do município

Atividade foi realizada na tarde de ontem, dia 16 e envolveu os alunos das escolas do campo de Linha São Paulo, Salete e Nossa Senhora da Saúde. Objetivo é que as crianças conheçam  as alternativas de produção na agricultura, por meio de visitas a propriedades rurais e agroindústrias do município. A atividade está sendo desenvolvida com alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental e é coordenada pelas professoras Selma Giongo, Ivone Kraemer e Marcia Parmezani. De acordo com as professoras, os assuntos tratados durante a visitação serão levados para a sala de aula, consistindo num rico material para pesquisa e aprofundamento.

Durante o passeio, o grupo conheceu as instalações do Frigoríco Anchieta, agroindústria estabelecida na linha São Paulo e gerenciada por uma família de agricultores. Rosângela e Rafaela Pavan, sócias e funcionárias do empreendimento guiaram a visita explicando o processo desde o  abate, passando por todos os procedimentos de higiene, controle de qualidade e segurança até o processamento final dos produtos. Há seis anos sob o comando da família Pavan e atualmente com sete funcionários, o frigorífico abate em média 50 bovinos e 70 suínos por mês. Além da comercialização da carne resfriada, a agroindústria também oferece outros produtos como embutidos. De acordo com Rosângela, todas as partes do animal abatido são comercializadas.  “Aquelas que não se destinam ao consumo humano, são vendidas para a indústria de alimentação animal, artesanato e outras aplicações”, explica.

Para a secretária de Educação, Leonita de Souza atividades desta natureza são imprescindíveis para oportunizar o conhecimento da realidade local, um dos deveres da escola para contribuir com a efetivação do aprendizado. “Por mais importante que seja o ensino na sala de aula, a educação não pode se restringir a isso, sendo assim, promover o desenvolvimento do senso crítico e do sentimento de pertencer ao lugar também são aspectos importantes que devem ser contemplados pela educação ”, destaca.