Atividades preventivas sobre saúde bucal são realizadas nas escolas do município

Trabalho faz parte da estratégia do Programa Nacional de Saúde na Escola (PSE) e foi desenvolvido pela técnica em saúde bucal, Eliziane Karloh e pela enfermeira Kyndia  Pasqualon em todas as escolas do município.  A ação envolveu palestras sobre a escovação, bons hábitos de higiene e uso do fio dental além de vídeos educativos. Com as turmas são divididas por faixa etária, as profissionais falaram sobre a importância dos cuidados com saúde da boca, doenças bucais e ainda outras doenças do corpo relacionadas com a saúde bucal.

O PSE foi instituído pelo governo federal em 2007 para promoção, avaliação e prevenção da saúde entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira e deve efetivado no município numa parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com a promoção de atividades educativas e preventivas.

Outras ações já desenvolvidas em Anchieta

Em abril deste ano, foi promovido o Dia da Saúde na Escola, um trabalho realizado pelas duas secretarias que teve por objetivo incentivar a prática de atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis. A ação envolveu alunos do 4º e 5º ano, das escolas municipais e estaduais e promoveu jogos e brincadeiras para orientar os participantes sobre os temas propostos. Além das atividades físicas como alongamento e dança as crianças receberam orientações da nutricionista e participaram de um lanche coletivo. O evento foi realizado na área coberta da praça municipal para os alunos do centro e nas escolas da área rural, com a visita das profissionais.

As atividades foram coordenadas pelas nutricionistas Aline Giacometti e Débora Prevedello e pela fisioterapeuta Janaína Rockembach com a colaboração da educadora física, Luciana Amaral, da professora de dança, Fabiele Delai e do instrutor de capoeira, Alexandre Camargo.

Outras ações já desenvolvidas em Anchieta