Confira a programação da Campanha Outubro Rosa no Município

O Outubro Rosa é uma campanha promovida anualmente no mês de outubro que tem a finalidade de intensificar o trabalho de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

O câncer de mama é uma doença que corresponde a 25% dos novos casos de câncer no Brasil e é a maior causa de morte por doença de mulheres no mundo segundo dados do Ministério da Saúde.

O sucesso no tratamento da doença depende significativamente do diagnóstico precoce, por  isso a campanha quer estimular as pessoas a falar sobre a doença, incentivar as  mulheres a realizar o autoexame e o acompanhamento médico periodicamente e conscientizar sobre a  importância de práticas de vida saudável, a exemplo da atividade física diária e alimentação saudável, para evitar o surgimento da doença.

No Município de Anchieta, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, oportunizará para as mulheres anchietenses atividades para dialogar sobre este assunto.

No dia 20 de outubro às 20h no Centro de Convivência dos Idosos acontecerá uma palestra proferida pela médica Laura Toledo e pela gerente regional de saúde Eliane Fanton. “Durante a palestra as participantes terão acesso a informações e poderão expressar suas dúvidas em relação ao tema” destaca a enfermeira do NASF Mariana Comasseto. “As mulheres presentes na palestra poderão também agendar o seu exame preventivo e realizar a inscrição para o curso de automaquiagem que vamos oferecer no dia 21 de outubro” ressalta Mariana.

Na programação da campanha no Município também está a realização da Missa Rosa no dia 21 de outubro às 19h.