AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE SÃO PLANEJADAS PELA SALA DE SITUAÇÃO

Na tarde de terça-feira, 08 de outubro, os membros da sala de situação da dengue do Município de Anchieta se reuniram no auditório da Câmara Municipal de Vereadores para tomar conhecimento sobre a presença do mosquito aedes aegypti no território municipal e para planejar ações de combate a sua proliferação.

A reunião contou a com a presença do Prefeito Municipal Ivan José Canci, da representante da Supervisão Regional de Saúde de são Miguel do Oeste, a bióloga Simonne Falavigna, das agentes comunitárias de saúde, das agentes de combate a endemias, do Corpo de Bombeiros Militar e das Secretarias do Governo Municipal.

De acordo com os dados apresentados pelo responsável pela Sala de Situação da Dengue no Município, Diego Alves Rei, o Município de Anchieta é um dos 76 municípios do Estado de Santa Catarina considerados infestados pelo mosquito aedes aegypti. Diego ressaltou que diante deste quadro é fundamental o envolvimento de toda a comunidade local no combate a proliferação do mosquito que é o transmissor de doenças graves como a dengue, zika, chicungunha e febre amarela silvestre.

Os membros da sala de situação planejaram realizar nos próximos meses várias ações para combater a proliferação do mosquito e incentivar a comunidade para contribuir neste processo. Nos próximos dias, em parceria com a Vigilância Sanitária serão lavrados termos de reponsabilidade aos responsáveis por piscinas sem tratamento, será repassado  orientações aos proprietários de floriculturas e comércio de flores com relação aos vasos de flores que serão comercializados para o Dia de Finados orientando-os sobre a redução de uso de plásticos e ou vasos que armazenam água. Outra ação será a visita para as famílias da região da Linha João Café Filho com entrega de panfletos orientativos e recolha de entulhos no dia 23 de novembro e a substituição das placas de alerta sobre a dengue no perímetro urbano e bairros.