OUTUBRO ROSA: AGENDAMENTO DE MAMOGRAFIAS, EXAMES DO COLO UTERINO E CLÍNICO DAS MAMAS SÃO OFERECIDOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE

No último sábado, 05 de outubro, durante todo o dia, na Unidade de Saúde do centro, as profissionais de saúde realizaram o atendimento das mulheres que procuraram a Unidade para receber orientações sobre saúde da mulher, também para realizar a coleta do exame preventivo do colo do útero, exame clínico das mamas e agendamento de mamografias.

 

O atendimento no sábado foi planejado pela Secretaria de Saúde com o objetivo de proporcionar um horário diferenciado de atendimento para as mulheres trabalhadoras e também para incentivá-las a cuidarem integralmente de sua saúde. A ação é alusiva a campanha Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo uterino.

 

A enfermeira Patrícia Campana salienta que várias atitudes são importantes para prevenir o surgimento de doenças como o câncer de mama e do colo do útero. Ela ressalta que além da realização dos exames preventivos é necessário a adoção diária de hábitos de vida mais saudáveis, alimentação adequada com o consumo regular de frutas, verduras, legumes, ingestão de água, evitar o sedentarismo praticando exercícios físicos regularmente e buscar equilíbrio emocional, cuidando também da saúde mental.

 

Com relação aos exames preventivos da mama e do colo do útero, a Diretora de Administração em Saúde Pública, Joseana Cantú informa que para realizá-los a Secretaria de Saúde adotou o sistema de agendamento visando organizar melhor o atendimento pelas enfermeiras. O agendamento é feito junto a recepção das Unidades de Saúde. Já para o exame de mamografia o passo inicial para realizá-lo pelo SUS é o encaminhamento médico, sendo necessário então que as pacientes ao fazerem a consulta médica manifestem o interesse de realizar o exame da mamografia. Joseana ressalta que todas as mamografias solicitadas até o momento foram atendidas ou pela cota de exames dirigidas ao Município e subsidiadas pelo Estado ou com o investimento de recursos próprios pelo Fundo Municipal de Saúde.