FOMENTO AO SETOR AGROPECUÁRIO: MÁQUINAS E TRATORES SÃO CEDIDOS PARA ASSOCIAÇÕES DE AGRICULTORES

A Administração Municipal, por meio de Chamamento Público e Acordo de Cooperação, cedeu no dia de hoje (30/12) máquinas e equipamentos Agrícolas para Associações de Agricultores do Município de Anchieta.

Ao total foram 8 máquinas e equipamentos cedidos: 4 tratores, 2 ensiladeiras agrícolas e 2 carretas agrícolas basculantes, que foram cedidos pelo prazo de 05 anos, a título gratuito, para fomento da agricultura familiar e da atividade de pequenos agricultores.

As Associações contempladas foram: Associação dos Agricultores Sempre Unidos – Linha São Marcos, Associação de Agricultores Esperança para o Futuro – Linha São Cristóvão, Associação de Agricultores União da Serra, APPLA Associação dos Pequenos Agricultores Produtores de Leite in Natura da Linha Aparecida, Associação dos Agricultores da Linha Prateleira e Associação Comunitária Floresta em Ação – Linha São Roque.

A cessão de máquinas e equipamentos agrícolas aos agricultores foi possível através do Programa de Mecanização Agrícola instituído pela administração municipal em dezembro de 2017.

O Programa prevê a cessão dos bens para fortalecer o setor agropecuário no Município. Além deste são objetivos do Programa incentivar o associativismo dos agricultores e equipar os grupos de agricultores para que desenvolvam serviços aos agricultores.

Os Acordos de Cooperação preveem a cessão dos bens de modo provisório, nele estão estabelecidas as responsabilidades das Associações e do Município.  As Associações deverão prestar contas do uso do equipamento anualmente e utilizá-lo conforme estabeleceu no Plano de Trabalho apresentado, e são responsáveis pelo cuidado, manutenção e gestão dos equipamentos. Ao Município cabe o processo de fiscalização dos bens cedidos, verificando o cumprimento integral dos Acordos de Cooperação firmados com as Associações.

A assinatura dos Acordos de Cooperação aconteceu no Gabinete do Prefeito, sendo que participaram, além dos representantes das Associações, o Vice Prefeito, Vilmar Piovezani e o Secretário de Agricultura Rafael Ferreira da Silva. Após assinatura dos Termos os equipamentos foram entregues às entidades.