PALESTRAS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ORIENTAÇÕES SOBRE AUXÍLIO BRASIL E CADASTRO ÚNICO

A coordenação do Cadastro Único e a equipe CRAS promoveram dois encontros com as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil em Anchieta. O primeiro aconteceu no dia 29/11 no Centro de idosos e o segundo no dia 01/12 na Escola João Café Filho.
Os encontros iniciaram com a acolhida e apresentação de um teatro pelos adolescentes do programa cultura viva, na sequência aconteceu uma palestra com a psicóloga Edinara Mittman, que falou sobre os tipos de violência sofridas pelas mulheres, também sobre a importância de procurar ajuda em situações de sofrimento e violência, de denunciar os casos onde se tem conhecimento que há vítimas de violência e de fortalecer e a importância da rede de proteção.
Logo após a coordenação do cadastro único e a equipe CRAS apresentaram informações sobre a importância de as famílias manterem atualizado os seus cadastros, também informaram sobre o procedimento de averiguação e revisão cadastral retomados pelo Governo Federal e sobre o processo de focalização que consiste na verificação periódica das informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único porque estão divergentes com as bases de dados de outros sistemas do Governo Federal.
As famílias também foram informadas que a lista de beneficiários do Auxílio Brasil é uma lista pública, disponível no portal da transparência do Governo Federal e que a partir do mês de dezembro a lista também será publicada no site da Prefeitura e nos murais públicos, contribuindo para a transparência e o exercício do controle social pela comunidade.