Secretaria de Infraestrutura envia informativo de atividades para Câmara de Vereadores

Com o objetivo de informar a população de Anchieta sobre o andamento dos trabalhos na secretaria de Infraestrutura, foi divulgado na sessão da Câmara de Vereadores do último dia 18, um relatório especificando as comunidades rurais atendidas nos primeiros oito meses de governo da atual administração, informando também sobre o tipo de serviço efetuado em cada local.

Segundo relatório da secretaria, as comunidades em que as estradas foram totalmente restauradas, com estradas reabertas, tubulação totalmente refeita com cascalhamento e remoção de entulho foram as seguintes: Taquarussu Alto e Baixo, São Luiz, São Cristóvão, Medianeira, São Dimas, São Domingos, Nova Seara, Prateleira, Florestinha, Cordilheira, Sete de Setembro, Estrada que liga Linha São Paulo à São Geraldo. Obras emergenciais em trechos de serra, com retirada de entulhos, limpeza e desobstrução de bueiros com cascalhamento em pontos localizados, foram efetuados nas seguintes comunidades: Linha São Paulo, São Geraldo, Vargem Bonita, Linha Unida e Linha Gaiola.

As pontes também receberam manutenção, limpeza, e desobstrução de tubulação. Algumas foram restauradas ou mesmo totalmente reconstruídas. Um caso ganha destaque: a ponte de madeira que liga Anchieta a Palma Sola, na comunidade de São Vicente, foi reconstruída por três vezes desde o início do ano devido as enxurradas e enchentes. Em sua última visita à região, o governador Raimundo Colombo assinou a liberação de recursos para a construção de uma nova ponte, desta vez em alvenaria. A ponte que fica na Linha São Geraldo, também foi reconstruída. Com recursos próprios, o município substitui a antiga construção de madeira por uma de concreto. Outras pontes que receberam manutenção: Ponte na divisa com Campo Erê – Linha São Dimas, Ponte na Linha Aparecida, Linha Primavera, Linha São Domingos, Linha Sete de Setembro e Linha Gaiola.

Turno único

Para diminuir os custos com deslocamento de pessoal, desde o último dia 09, a secretaria adota o turno único de trabalho. Segundo Vilson Rossato, secretário da Infraestrutura, a medida foi necessária para manutenção dos serviços até o final deste ano visto que 50% do orçamento anual destinado à Infraestrutura foi gasto com a manutenção das máquinas. “Quando recebemos o parque de máquinas, todos os equipamentos e caminhões precisavam de algum tipo de manutenção para começar a trabalhar”, explica. Rossato lamenta que o clima também não tenha colaborado com os trabalhos pois, além dos temporais dos primeiros meses do ano, que destruíram estradas e pontes e motivaram a decretação de situação de emergência por duas vezes no município, o inverno chuvoso provocou uma demanda maior na manutenção das estradas. Apesar dos contratempos e da falta de recursos, nos primeiros oito meses do ano, a administração municipal já restaurou aproximadamente, 400 quilômetros de estradas que representam 40% das vias rurais.