Educação promove encontro com agricultores para tratar sobre merenda escolar

Reunião aconteceu na tarde de ontem, dia 20, na sala de reuniões da prefeitura e contou com a presença das famílias de agricultores que fornecem produtos para a merenda escolar. O encontro foi coordenado pela nutricionista da secretaria de Educação, Aline Giacometti e teve por objetivo definir agenda de entregas dos produtos da agricultura familiar adquiridos para a merenda escolar. No município, o percentual de compra local para este fim, entre agricultura e comércio, é de aproximadamente 70 % e os produtos são adquiridos por meio de licitação.

A secretária de Educação, Leonita de Souza, abriu a reunião lembrando que a política da secretaria é priorizar a compra dos alimentos vindos da agricultura familiar anchietense como forma de valorizar estes profissionais e também pela qualidade do produto entregue. “Desta forma, recebemos sempre alimentos frescos, de boa qualidade e produzidos de forma sustentável, sem uso de produtos químicos”, afirma.  A secretária também falou sobre a disposição da administração em acompanhar e promover a capacitação dos fornecedores da alimentação escolar e explicou o processo de compra e os requisitos para licitação.

Para Aline, a reunião as reuniões periódicas com os agricultores é muito importante, pois possibilita a organização da produção de acordo com a demanda das escolas. De acordo com a nutricionista, outras questões como a importância da qualidade dos produtos fornecidos e a necessidade de adequação às exigências da vigilância sanitária são temas sempre debatidos nos encontros. “Com esta parceria, todos são beneficiados e o grupo fortalece os princípios de cooperação em favor da alimentação escolar de qualidade”, resume.