Anchieta tem decreto de situação de emergência reconhecido na esfera federal

Portaria do Ministério da Integração Nacional foi publicada ontem, dia 13. Situação de emergência foi decretada em razão das fortes chuvas que atingiram o município no mês de julho e causaram prejuízos estimados em R$ 3,5 milhões. De acordo com o relatório da Defesa Civil municipal os danos mais significativos foram registrados na área rural, com a destruição de pontes, estradas e bueiros. Na cidade, o temporal causou alagamentos em residências e estabelecimentos comerciais e destruição da rede de drenagem de águas pluviais. Pela falta de condições de tráfego e pela falta de segurança para realizar o transporte escolar as aulas foram suspensas por três dias.

Com o reconhecimento, o município pode receber recursos do governo federal para realizar as ações necessárias para recuperação da malha viária, no entanto, não foi determinado um prazo para a liberação do auxílio para os municípios.

Na semana passada, o prefeito Ari Prestes esteve em Brasília, no Ministério da Integração Nacional para discutir a questão. Em reunião com o ministro da pasta, o prefeito propôs a liberação imediata de recursos e cobrou agilidade no atendimento aos municípios atingidos.