Ensaios com variedades crioulas de milho doce são implantados em Anchieta

          Nos dias 23 e 24 de outubro, foram implantados, em Anchieta, dois ensaios com variedades crioulas de milho doce coletadas com famílias agricultoras nos municípios de Anchieta e Guaraciaba no ano de 2013.

            O trabalho é parte da pesquisa de doutorado da estudante Rosenilda de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC. Rosenilda é integrante do Núcleo de Estudos em Agrobiodiversidade (NEABio), coordenado pela professora Juliana Bernardi Ogliari, que a mais de 15 anos desenvolve pesquisas com sementes crioulas na região do Extremo Oeste de Santa Catarina.      

            O objetivo dos ensaios com milho doce é avaliar o potencial agronômico e bioquímico das variedades, bem como gerar subsídios para o desenvolvimento de um programa pioneiro de melhoramento genético participativo de variedades crioulas de milho doce, em Santa Catarina, que também beneficiará iniciativas de conservação on farm pelo uso. 

            O primeiro ensaio foi implantado na propriedade da família do Sr. Deogenio e Sra. Monica Alberton, na Linha São José, e contou com a participação das integrantes do Movimento das Mulheres Camponesas de Anchieta (MMC).  

            O segundo ensaio foi implantado na propriedade da família do Sr. Larinei e Sra. Roselei Wille, na Linha Aparecida. Este ensaio contou com a participação da família, Sr. Larinei e Sra. Roselei, seus filhos: Francisco, de 9 anos, e Clara, de 6 anos, e do Sr. Alcídio Olívio Wille.

            As implantações contaram ainda com a colaboração do extensionista da Epagri de Anchieta, Jacir F. Strapazzon.  

            A doutoranda Rosenilda frisou a participação das mulheres e das crianças na semeadura. Ressaltou a importância do conhecimento das mulheres na conservação das sementes crioulas e do incentivo às crianças a continuar o trabalho desenvolvido pelos pais junto ao manejo dos recursos genéticos.

            Buscando incentivar e difundir o consumo de variedades crioulas de milho doce conservadas por agricultores familiares do município e tendo em vista que o principal deste tipo de milho é o consumo in natura, serão realizados dias de campo nos ensaios quando as plantas estiverem na fase de milho verde, previsto para acontecer em janeiro.