População ajuda decidir prioridades para os investimentos da Prefeitura

A Administração de Anchieta, por meio do programa do Orçamento Participativo, nos meses de julho e agosto tem desenvolvido reuniões junto às comunidades e bairros do Município.

Na atividade, a equipe de Governo realiza a prestação de contas das receitas e aplicação de recursos públicos, informa os principais investimentos, responde perguntas e esclarece dúvidas dos participantes e também coleta sugestões de ações e investimentos para compor o orçamento do ano de 2019.

“A comunidade que participa toma conhecimento das receitas do município, das possibilidades de investimentos e também do custeio que o município tem que fazer da máquina pública, do funcionamento das secretarias. Por isso esta ação que temos desenvolvido junto a comunidade é fundamental por dois aspectos: primeiro para a população conhecer mais como funciona a administração pública, pois a administração pública existe para servir a comunidade e também para ver quais são seus direitos, saber suas obrigações diante do município. Um segundo aspecto é para o governo ser cada dia melhor, porque ao ouvir a comunidade, ouvir suas sugestões, as suas demandas por serviços, por investimentos, por melhorias, a administração consegue atuar de forma cada dia melhor porque quem sabe o que realmente é importante é a comunidade,” destaca o Prefeito Ivan Canci.

Até o momento as reuniões foram realizadas nas seguintes comunidades: São Domingos, Nossa Senhora da Saúde, Prateleira, São Roque, João Café Filho, São Cristóvão, Aparecida, São Paulo e São Luiz.  Na próxima semana os encontros acontecem na Linha Primavera, dia 22 de agosto (Quarta Feira) as 14h, no Bairro Xavantes, dia 23 de agosto (Quinta Feira) às 19h e no dia 24 de agosto (Sexta Feira) às 19h na Câmara Municipal de Vereadores.

“A gente procura ouvir a comunidade no sentido da avaliação, dizer o que tem que melhorar. Surgiu muitas opiniões importantes que envolvem todos os setores da administração. Isso é bom porque a comunidade participa e se ela participa a comunidade faz acontecer. Nós vamos reunir todas as sugestões em um documento e isso vai orientar a ação do governo na melhoria dos serviços e também a revisão do plano plurianual e o orçamento público do próximo ano. Temos discutido com muita transparência no sentido que seja aprovadas proposições possíveis de serem executados”, finaliza o Prefeito.

No dia 27 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores, às 19h, acontece a Audiência Pública Final do programa. Neste dia será apreciada a síntese das propostas oriundas das comunidades e bairros e a previsão de investimentos.