FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE ESTÃO SENDO BENEFICIADAS COM KITS DE ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR EM ANCHIETA

O Ministério da Educação permitiu que durante o isolamento social, em que os estudantes não estão na escola, os alimentos adquiridos com os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar sejam distribuídos diretamente para as famílias com mais necessidades.

Em Anchieta, parte dos alimentos adquiridos com recursos do programa de alimentação escolar, que estavam em estoque nas escolas municipais e adquiridas da agricultura familiar, estão sendo distribuídos em forma de kit para as famílias dos estudantes, a partir de critérios definidos no Decreto Municipal Nº 058/2020. A Secretaria Municipal de Educação organizou uma comissão, com participantes de vários setores, para definir formas de organizar a ação.

O município recebe do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE uma média de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia letivo para cada aluno. O valor é diferenciado conforme o nível de ensino. Com os recursos do PNAE e recursos próprios da educação, são realizadas as compras de alimentos para a merenda escolar e distribuídas para cada escola. O cardápio tem acompanhamento nutricional.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Josemir Forgiarini, neste período em que vivemos a pandemia do Covid19 e os estudantes estão em suas casas, os recursos destinados à merenda escolar estão sendo destinados em formas de alimentos para as famílias, a partir de rigoroso estudo social, baseado em critérios de necessidade das famílias. Nesta semana está sendo realizada a terceira distribuição de alimentos, sempre observando critérios, como: a família estar no cadÚnico, ter pessoas com deficiência na família, os familiares terem perdido o emprego ou diminuída a renda durante o período da crise.